sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Termômetro Caseiro

Você só precisa de um água quente, uma bacia, um tubo e uma garrafa com tampa de vidro

Um termômetro nada mais faz do que medir a temperatura de um objeto (ou de nós quando estamos doentes), ao ter um fluído expandido quando aquecido, ou contraído quando esfriado.

A maioria dos termômetros utilizam como fluído o mercúrio ou álcool para expandir/contrair.

Coloque um pouco de água numa garrafa com um tubo e lacrada, como indicado na figura (a cortiça é um bom material para se utilizar como tampa).

Jogue água quente sobre a garrafa (que deve estar dentro de uma bacia). O que acontece?

A água quente aquece o ar interno da garrafa, fazendo com que as moléculas deste ar interno movimentem-se cada vez mais, e empurrando a água que está dentro da garrafa par o tubo. Ou seja, ao jogar água quente, aumentamos a pressão do ar no interior da garrafa, que tenta expelir a água dentro desta para fora.

By: Alberto Fernando "Beto"

Por que os cabelos ficam brancos com a idade?


De acordo com as atuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas que compõem as células se oxidam devido à ação dos radicais livres - tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons (partículas atômicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catalase). Assim, mais de 95% do oxigênio absorvido na respiração são transformados em água no interior das células, enquanto os 5% restantes passam por outras etapas antes disso e permanecem sob a forma de radicais livres. A poluição ambiental, os maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própria idade contribuem para o aumento na produção dos radicais livres, que facilitam o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, eles livres tendem a se acumular gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arterioesclerose e câncer), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de estresse emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sangüínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.

By: Alberto Fernando

Curiosidades de Química

Você pode por um bife em uma vasilha com Coca-Cola e ele desaparecerá em dois dias.
Para remover manchas em pára-choques cromados de carros antigos, esfregue a peça com um pedaço de papel alumínio amassado embebido em Coca-Cola.
A Coca-Cola é um ótimo desentupidor de pia, pois dissolve a gordura nos canos.
Os óculos ficarão brilhando se você limpar com vinagre. Uma gota em cada lente é o suficiente.
O ferro de passar roupa desliza mais facilmente sobre as roupas se você usar pasta de dente no fundo do ferro.
Para evitar cheiro na geladeira coloque uma caixa de bicarbonato de sódio aberta. Ele absorve completamente todos os odores dos alimentos guardados.


By: Alberto Fernando

Como funciona o Bafômetro ???


O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente. Todos os tipos de bafômetros são baseados em reações químicas, e os reagentes mais comuns são dicromato de potássio e célula de combustível. A diferença entre estes dois reagentes é que o dicromato muda de cor na presença do álcool enquanto a célula gera uma corrente elétrica. O mais usado pelos policiais no Brasil é o de Célula de combustível, a química deste bafômetro você vê a seguir:
1. O álcool expirado reage com o oxigênio presente no aparelho, esta reação ocorre com a ajuda de um catalisador;
2. Ocorre a liberação de elétrons, de ácido acético e de íons de hidrogênio;
3. Os elétrons então passam por um fio condutor, gerando corrente elétrica. Um chip presente dentro do aparelho calcula a porcentagem e dá a concentração de álcool no sangue. Quanto mais álcool, maior será a corrente elétrica. E não existem desculpas para se negar a fazer o teste, como por exemplo: - Recusar a soprar o canudinho por ele estar contaminado: ele é descartável e tem uma válvula que impede que o ar de dentro volte para sua boca; - Dizer que não consegue assoprar? É preciso 1 litro e meio de ar para fazer a medição, é o equivalente a um sopro de cinco segundos. E mais, não adianta tentar disfarçar o hálito, mascar chicletes, tomar azeite, etc, todas essas artimanhas não o impedirão de perder a carteira e ter o veículo apreendido

By: Leopoldo
Como funciona o air bag dos carros?

O air bag é formado por um dispositivo que

contém azida de sódio, NaN3. Este dispositivo
está acoplado a um balão, que fica no painel
do automóvel. Quando ocorre uma colisão,
sensores instalados no pára-choques do
automóvel e que estão ligados ao dispositivo
com azida de sódio, produzem uma faísca,
que aciona a decomposição do
NaN3:2NaN3(s) + O2 ® 3N2(g) + Na2O2(s)
Alguns centésimos de segundo depois,

o air bag está completamente inflado, salvando vidas.

OBS: Os meus pesamis ao kra q inventou os famosos, "ERBEGUES"... hehehe !!!



By: LeOpOlDo * popoldo... *

O chocolate substitui a carência afetiva?






O rompimento de uma relação amorosa pode trazer conseqüências ao organismo como: ansiedade permanente, insônia, irritação, prostração e desinteresse pelo mundo. E é aí que entra o chocolate: quem nunca viu uma cena parecida ou até mesmo recorreu a essa deliciosa guloseima num momento de carência emocional? Há quem garanta que comer chocolate dá uma sensação de prazer e felicidade, há mesmo uma explicação para esse fenômeno?

O papel da Química no fascínio de tanta gente por essa iguaria começa bem antes da embalagem ser aberta, o chocolate possui sim uma capacidade incomum para interagir com a química cerebral, pelo menos é o que estudos mostram. Foram identificadas 500 substâncias químicas responsáveis pelo sabor do chocolate. Entre elas, podemos citar os compostos carbonílicos como os álcoois, aldeídos, cetonas, e os heterocíclicos. Mas a sensação de bem-estar que esse alimento causa, está ligada ao estímulo da produção de serotonina no corpo humano.

O chocolate contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro. A serotonina recebe quimicamente o nome 5-hidroxitriptamina e é representada pela fórmula molecular N2OC10H12, é a "substância química do bem estar", é responsável pela sensação de felicidade e prazer.

No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino: cai a produção de serotonina e o déficit desse neurotransmissor, e como conseqüência aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, neste período elas costumam sair correndo atrás de um chocolate para suprir a carência.

By:Alberto Fernando


Flatulência ( mais conhecidos como PEIDOS )
- Do que é feito o "peido"?
A composição do gás é altamente flexível. A maior parte do ar que respiramos, especialmente o Oxigênio, é absorvido pelo corpo antes que o gás alcance os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogênio. Reações químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da ação bacteriana. Bactérias também produzem hidrogênio e metano.
- O que faz os "peidos" federem?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e "skatole" na mistura. Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão feder. Pratos como ovos, couve-flor, e carne são notórios por produzirem peidos fedidos, enquanto feijão produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.
- Por que ''peidos" fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal. Se esses músculos estão comprimidos, o ar fará barulho ao passar por eles. Porém, se estiverem relaxados, a saída do ar será silenciosa.
- É possível mesmo "acender peidos"?
A resposta para isso é SIM! Entretanto, você deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de um quarto das pessoas que já fizeram isso se queimaram. Também existem casos em que os gases intestinais com um teor de oxigênio mais alto que o normal explodiram durante cirurgia quando algum tipo de cauterizador elétrico foi utilizado pelo cirurgião.
- Por que é possível "queimar peidos"?
Porque normalmente esses gases incluem metano e hidrogênio, ambos são gases inflamáveis. Peidos tendem a se traduzir em chamas azuis ou amarelas.
- Cheirar ''peido'' deixa chapado?
Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência. Entretanto, a maior parte dos peidos contém muito pouco oxigênio e você pode ficar tonto se inalar uma quantidade superconcentrada de essência de peido, simplesmente por falta de oxigênio. E se você está respirando rápido perto do peido para cheirar o mais possível, pode ficar tonto por causa de hiperventilação, não do peido.
- Um ''peido'' pode te matar?
A opinião médica é que não, um peido não pode ser fatal. Mas se você tentar bastante e com afinco, pode se matar com qualquer coisa.Dizem de um homem que ligou seu nariz ao seu ânus com um sistema de mascara de gás, tubos de borracha e um cano oco de madeira. Morreu sufocado. A história de um gordo restrito à própria cama que morreu por inalação dos seus peidos, e cujos peidos quase mataram os paramédicos, é lenda urbana.
'' Não segure o peido, a tendência natural do gás é subir, subindo vai pro cerébro.... aí as merdas acontecem... ''
By: Ana Carolina

Refrigerante faz cócegas no cérebro

Não é só pelo sabor que os refrigerantes seduzem crianças e adultos. Eles são divertidos principalmente pelas bolhas de gás carbônico que contêm. Ao se misturar com a saliva, elas estouram e viram ácido carbônico. Com isso causam uma pequena irritação na língua. É dolorido, só que o cérebro interpreta essa dor pequena como uma cócega. No fim, resta a sensação de prazer. Esse mecanismo foi desvendado por químicos e neurologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que examinaram o cérebro de ratos enquanto gotejavam água com gás na língua deles.Notaram, assim, que os neurônios encarregados de captar sinais de dor entravam em ação. "Isso não quer dizer que o ácido carbônico faça mal", explicou Earl Carstens.
Dentro das bolhas da bebida existe gás carbônico, que reage com a água da saliva e forma um ácido também chamado carbônico.

O ácido se liga a uma molécula chamada ASIC, que fica em certas células da língua e dá a elas sensações de prazer ou dor.

O ácido carbônico causa sensação de prazer. Para o cérebro, que recebe sinais nervosos da célula, é como se alguém tivesse fazendo cócega na língua.


By: Ana Carolina


Por que as Pipocas Pulam ?

A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:

*1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.

*2. O endosperma é um excelente condutor de calor.

*3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abrutamente, criando aquela textura macia.

Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!!

By : Ana Carolina







Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?



O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?

Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?

A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.

Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios Ocitocina e Vasopressina, são eles os responsáveis pela atracão que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!

By: Alberto Fernando

Do que é feito a gelatina???

Do que é feito a gelatina???


Tá aí uma coisa que ninguém nunca tinha parado pra pensar. No mínimo imaginava que era feita de algumas substâncias químicas. Bem, para a surpresa de muita gente ela é extraída da pele, das cartilagens e dos ossos bovinos (éééca!!!).
Você sabia que além de ser utilizada como alimento, é também muito utilizada na medicina e em certas indústrias. Um bom exemplo disso é a sua utilização como cobertura das cápsulas de produtos farmaceuticos. Ela ainda é ótima como emulsão fotográfica e na fabricação de cabeças de fósforos e lixas.


Alguns beneficios da gelatina :


1-Enrijece o corpo: contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo. Estes por sua vez favorecem a síntese do colágeno, que ajuda a sustentar os tecidos.


2-Fortalece as unhas e ajuda a combater a queda de cabelo: O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento.


3-Diminui o apetite: A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa.
By: Pedro Henrique `(†hE_besT)`
Química&Tatuagens

Os elementos da Família B da tabela são denominados Elementos de transição e é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para muitos fins, como por exemplo, fabricar vidros coloridos. As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir:

Pigmento Cor

Sais de cádmio ..................................... Amarelo ou vermelho
Sais de crômio ..................................... Verde
Sais de ferro ..................................... Castanho, rosa e amarelo
Sais de cobalto ..................................... Azul
Sulfeto de Mercúrio ..................................... Preto
Carbono (carvão) ...................................... Preto
Óxido de Titânio ..................................... Branco

By:
Anna Kárita S.Batista

;D

Simulação do Big-Bang provoca pânico



Choque de partículas no LHC deve ocorrer em breve

O esperado choque entre partículas no LHC - sigla para Grande Colisor de Hádrons, o acelerador de partículas criado pelo Laboratório Europeu para a Física Nuclear (Cern) para reproduzir as condições que teriam surgido frações de segundo após o Big Bang -, deve acontecer nos próximos dias, segundo relato de Andre Rabelo dos Anjos, físico brasileiro filiado à Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que acompanha de perto o experimento na Suíça. Em entrevista ao Portal Estadão, ele disse que não há uma data fechada para colocar as partículas em rota de colisão e é possível que, caso o experimento continue no bom ritmo atual, o choque aconteça em breve.

Rabelo dos Anjos explicou que os cientistas estão animados com os experimentos feitos no LHC hoje. "Agora eles começam a introduzir o feixe no segundo sentido", relata Rabelo dos Anjos. No começo da manhã, um primeiro feixe foi colocado no LHC e, após as partículas completarem uma volta na máquina, que tem 27 km, um segundo feixe foi introduzido no sentido oposto.

By: Alberto Fernando

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Criação do nosso
BLOG!!!!!!!

By: Wynder