sexta-feira, 31 de outubro de 2008


Refrigerante faz cócegas no cérebro

Não é só pelo sabor que os refrigerantes seduzem crianças e adultos. Eles são divertidos principalmente pelas bolhas de gás carbônico que contêm. Ao se misturar com a saliva, elas estouram e viram ácido carbônico. Com isso causam uma pequena irritação na língua. É dolorido, só que o cérebro interpreta essa dor pequena como uma cócega. No fim, resta a sensação de prazer. Esse mecanismo foi desvendado por químicos e neurologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que examinaram o cérebro de ratos enquanto gotejavam água com gás na língua deles.Notaram, assim, que os neurônios encarregados de captar sinais de dor entravam em ação. "Isso não quer dizer que o ácido carbônico faça mal", explicou Earl Carstens.
Dentro das bolhas da bebida existe gás carbônico, que reage com a água da saliva e forma um ácido também chamado carbônico.

O ácido se liga a uma molécula chamada ASIC, que fica em certas células da língua e dá a elas sensações de prazer ou dor.

O ácido carbônico causa sensação de prazer. Para o cérebro, que recebe sinais nervosos da célula, é como se alguém tivesse fazendo cócega na língua.


By: Ana Carolina

Nenhum comentário: