quinta-feira, 6 de novembro de 2008

' Chernobyl

A cidade fantasma potencialmente mais famosa do mundo é cidade de Chernobyl, na Ucrânia. Ela foi abandonada devido ao acidente nuclear ocorrido em 26 de abril de 1986. Na época, a Ucrânia fazia parte da União Soviética, que construiu uma central nuclear a 20 km da cidade de Chernobyl, que, ironicamente, significa "caminho negro" em ucraniano.
O acidente foi devido a um teste com o objetivo de observar o funcionamento do reator da usina a baixa energia. Os técnicos encarregados não seguiram as normas de segurança e o reator acabou se superaquecendo e, em decorrência disso, explodindo.
A explosão liberou uma imensa nuvem radioativa que contaminou pessoas, animais e o meio ambiente em uma extensão de aproximadamente 200 km² de solo europeu. O número de mortos até hoje é uma incógnita. Para a ONU foram quatro mil mortos, para a organização ambientalista Greenpeace foram cerca de cem mil e um estudo científico britânico avaliou entre trinta e sessenta mil mortos. Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente, sendo que alguns estão vivos até hoje.
O acidente de Chernobyl teve 100 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Veja algumas fotos comoventes das ruínas de Chernobyl.

Aqui,um extinto parque de diversões:
A foto abaixo é a de uma escola.Observem a quantidade de máscaras no chão.Verdadeiramente assustador:


by: Anna Kárita

Nenhum comentário: