terça-feira, 4 de novembro de 2008

Que Calor!

Quente e Frio são as primeiras noções que temos a respeito de temperatura. Mas é muito fácil se enganar. Experimente aquecer um pouco de água, sem deixá-la ferver. Tenha ao lado um pouco de água com gelo, e outro tanto de água da torneira mesmo (que está à temperatura ambiente). Coloque uma mão (por exemplo, a direita) na água quente e retire-a. Coloque a mão esquerda na água fria e retire-a. Ponha ambas na água da torneira. O que você nota? Está mais quente em qual mão? E mais frio? Na direita ou na esquerda?

A temperatura nada mais é do que o grau de agitação térmica dos átomos e moléculas. Por exemplo, no caso da água quente, as moléculas de H2O estão mais agitadas do que as da água fria. Logo quanto maior o movimento das moléculas, maior a temperatura. Os gases também seguem esta regra: quanto maior agitação, maior temperatura. Isto levanta uma dúvida: por que, num dia de muito calor, usamos o ventilador para nos refrescarmos, se ele apenas aumenta a agitação das moléculas do ar ao nosso redor? Ele não deveria aumentar a temperatura do ambiente?

Parece incrível, mas o ventilador aumenta mesmo a temperatura!

A impressão de frescor provém da evaporação do nosso suor, que extrai calor do nosso corpo. Ou seja, quando suamos, o suor retira um pouco de calor do corpo. Se você tem dúvida, experimente assoprar a sua mão: ela possui poros, como em todo o corpo, porém em maior quantidade na palma da mão. Ao assoprá-la, você a sentirá mais fria do que no dorso, por exemplo.

By: Anna Kárita S. Batista

Nenhum comentário: